Atividades e texto de apoio



 Atividade 1 - Debatendo sobre os problemas ambientais

Procure discutir em sala de aula os problemas ambientais que atingem a escola e os alunos (poluição sonora, calor, poeira, falta de arborização etc.). Quais são os principais? Quais suas causas? Como resolvê-los? É possível organizar uma agenda de ações a fim de melhorar a qualidade de vida na escola? É importante tentar relacionar projetos educativos voltados para o Cerrado com os problemas e interesses dos estudantes e da comunidade. Na maior parte dos casos, os problemas podem ser relacionados e as soluções passam a ser comuns.

 
 Atividade 2 - Atividade de campo

É sempre uma experiência inesquecível para quem participa. Mas precisa ser bem preparada e aproveitada. Uma visita prévia ao local e a elaboração de um roteiro são fundamentais. Também devem ficar claros aos alunos os objetivos da visita e a necessidade da elaboração de um relatório ou algum trabalho derivado da atividade.

Exemplos:

(a) Durante uma visita ao zoológico, valorize a passagem pelos recintos de animais brasileiros. Peça aos alunos para listarem as espécies animais visitadas relacionando a distribuição de cada uma no globo terrestre. O zoológico possui mais espécies da fauna brasileira ou da fauna exótica?

(b) Durante a visita ao zôo, valorize a passagem por recintos de animais do Cerrado. Lembre os alunos que muitos desses animais ainda ocorrem em reservas e fazendas e a necessidade de conservá-los. O zoológico possui quantas espécies da fauna do Cerrado?

(c) Procure realizar outros passeios com seus alunos para reservas (oficiais ou particulares) de Cerrado no entorno de sua cidade. Entretanto, visitar uma área mais próxima da escola possibilita envolvimento e comprometimento maior dos alunos para a realização de futuras ações voltadas para a conservação do local visitado.

(d) O contato com a natureza deve ser integral, ou seja, utilizando todos os sentidos. Ao andar pelo campo, procure notar as cores, texturas, cheiros e, quando possível, os sabores do Cerrado.

(e) Várias atividades podem ser desenvolvidas em reservas naturais de Cerrado: conhecer algumas espécies de plantas típicas ou aquelas com usos mais difundidos; conhecer os tipos de vegetação, como o campo, o cerrado típico e a mata de galeria, notando as diferenças entre eles (microclima, luminosidade, altura e textura das árvores); mostrar áreas degradadas comparando-as às áreas conservadas também é importante para que os alunos compreendam os efeitos de certas atividades humanas sobre a natureza; deve-se lembrar aos alunos que no Cerrado existe uma fauna muito rica, mas difícil de ser avistada, sendo necessário para isso fazer silêncio e contar com boa dose de sorte. A recreação em contato com a natureza é fundamental – deve-se evitar o excesso de informações e é importante que a experiência de estar em contato com o Cerrado seja agradável e traga boas lembranças. Procure evitar horários excessivamente quentes e o auge da época de seca. Os professores de Educação Física certamente terão muitas idéias de atividades para essas circunstâncias; finalmente, um bom lanche e o recolhimento do lixo com a participação de todos também é essencial.