Atividades e texto de apoio


 
 Atividade 12 - Jogos e simulações

Jogos e simulações são importantes modalidades didáticas que promovem grande interatividade. Existem diversos jogos disponíveis em sites e publicações voltadas para a educação ambiental. Com base em Vivendo no Cerrado e aprendendo com ele, podem ser feitas três atividades de simulação.

Ao simular uma situação de conflito entre modos distintos de entender o meio ambiente, espera-se despertar a compreensão nos participantes da atividade acerca da complexidade dos problemas ambientais presentes no dia-a-dia, das várias maneiras de enfocar um problema e da importância de se colocar no lugar do outro. Além disso, exercita-se a busca de soluções de consenso e as ambientalmente viáveis para esses problemas. Nesses debates surgem várias oportunidades de introduzir a ética associada ao meio ambiente. Sugerimos os Planos de Aula: Como eu posso participar, O lobo-guará e as galinhas e O que acontecerá com o Parque da Veredinha?.

 
Atividade 13 - Valorizando os costumes e conhecimentos familiares

Considerando o tema Pluralidade Cultural, podemos analisar as localidades de onde vieram os pais e avós dos estudantes e pesquisar informações sobre costumes locais, plantas e animais nativos. Alguns alunos são alvo de brincadeiras dos colegas por trazerem esse tipo de conhecimento. Em vez disso, deve-se valorizar o conhecimento de cada um sobre o meio ambiente e verificar que é justamente a falta de conhecimento sobre a nossa rica natureza que tem nos impedido de usá-la racionalmente.

 
Atividade 14 - Lendo e criando histórias

Ler e criar histórias sobre as questões ambientais da região e apresentá-las, na forma oral, dramatizando ou produzindo textos, poemas, músicas e quadrinhos, são atividades que despertam a criatividade e a reflexão sobre importantes temas.